Cidade bate recorde de calor: 36,1º C … 8 Dicas Para enfrentar o Calor …

Com 36,1ºC, São Paulo registrou na tarde de terça-feira (30) a maior temperatura dos últimos 13 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também foi o maior índice do mês de outubro desde que as medições começaram a ser feitas no Mirante de Santana, em 1943, e a quarta maior temperatura de todos os tempos na capital – as três primeiras aconteceram em janeiro de 1999, quando termômetros marcaram 37°C.

Apesar de altas temperaturas serem esperadas no mês de outubro, esses índices surpreenderam os meteorologistas. “É um valor extraordinário, fora do normal”, afirma Marcelo Schneider, do Inmet. O mês se caracteriza pelo início do aumento do calor e por ainda não ter muitas chuvas – o que diminuiria a sensação térmica. “Todo ano, podemos esperar que em outubro se marque pelo menos 32,4ºC, uma média maior do que janeiro e fevereiro”, completa o meteorologista.

Schneider explica que uma massa de ar que estava no centro do País havia praticamente uma semana ganhou força e impediu que a umidade chegasse ao Estado. Ontem, o Inmet registrou umidade relativa do ar de 25% na capital, que entrou em estado de atenção. Chuvas esparsas foram registradas nas zonas sul e leste.

Ainda de acordo com o meteorologista, o maior desconforto por causa do calor não aconteceu no horário de pico, mas durante a madrugada de segunda-feira (29) para a terça-feira (30). “Como as casas e edifícios passaram o dia acumulando calor, o problema vem de madrugada. (Hoje) Deve ser uma das piores noites do ano.” Às 20h de ontem, o Aeroporto de Congonhas, na zona sul, marcava 31°C. No Campo de Marte, zona norte, a temperatura era de 29°C.

Nesta quarta-feira a situação deve melhorar durante o dia. A previsão é de máxima de 33°C e mínima de 21°C. A sensação de abafamento segue até o meio-dia e a chuvas devem chegar mais cedo, logo depois do horário de almoço. No interior do Estado, o calor foi ainda mais intenso. De acordo com o Climatempo, Valparaíso foi a cidade que teve a maior temperatura, com 41,3ºC. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Aqui vai 8 Dicas para você vencer o calor nesse verão

  1. Spray refrescante: mantenha na geladeira um borrifador (deve ter na seção de jardinagem do seu hipermercado favorito) com água pura. Quando precisar se refrescar rapidamente, borrife-se (sem encharcar) um pouco de água fria, começando pelos pés ou pelos pulsos (para aproveitar um efeito positivo da circulação sanguínea). Tanto a temperatura da água quanto o efeito da evaporação farão bem. Com um pouco de procura em lojas de artigos de praia, você encontrará um borrifador integrado a um mini-ventilador movido a pilhas, que por aqui faz diferença mesmo se a água estiver na temperatura ambiente.
  2. Ventilador ao contrário: à noite, se a temperatura da rua estiver mais fresca que a do seu quarto, experimente colocar um ventilador na janela – mas apontando para fora. Devido aos efeitos físicos envolvidos, jogar o ar quente do quarto para fora é mais rápido e eficaz do que jogar o ar fresco da rua para dentro.
  3. Tome banho com alguma janela aberta: a saturação causada pelo vapor do chuveiro preso no ambiente impede todos os outros mecanismos naturais que o seu corpo poderia usar para reduzir a sensação do calor com base na evaporação.
    Ventilador de mesa: uso há anos um ventilador USB. Quando é necessário usar o computador no calor, ajuda poder apontar um mini-ventilador para o meu rosto. É barato, fácil de encontrar, e basta plugar e já estará funcionando. É possível encontrar também um ventilador elétrico de mesa (tenho um em casa, da marca FAME, comprado no ano passado) de baixo consumo (15W), que serve para a mesma aplicação, embora gere um pouco mais de vento e dispense o computador 😉 Vale lembrar que um ventilador sozinho não reduz a temperatura ambiente, apenas tendo efeito sobre a sensação térmica.
  4. AC dos desesperados: se o que você precisa é se refrescar rapidamente, coloque uma bandeja de gelo em frente ao seu ventilador ligado e apontado para você. Não conseguirá refrescar um ambiente, mas pode fazer você se sentir melhor. Mas *cuidado* com a água que vai se formar, especialmente evitando que ela se combine à eletricidade do aparelho.
  5. Roupa de verão: os tecidos sintéticos modernos típicos de trajes de atletas têm sua utilidade para quem passa calor no dia-a-dia, pois são projetados para afastar rapidamente da pele o suor, movendo-o para onde evaporará. Se preferir roupas de algodão, o melhor é que sejam folgadas, permitindo que haja espaço entre a pele e a roupa, e a evaporação do suor ocorra.
    Comida de verão: além de se hidratar bastante ingerindo líquidos (especialmente os sem álcool, sem cafeína e sem adição de açúcar), vale a pena incluir na dieta mais itens fáceis de digerir, especialmente as saladas e as frutas – com bônus extra se você escolher as que contêm bastante líquido, como a melancia, por exemplo. Não é preciso dispensar completamente o churrasco e a feijoada, mas o ideal é reservá-los para momentos em que você não terá que enfrentar o calor logo depois!
  6. Durma como os egípcios: o “método egípcio” descrito pelo Lifehacker envolve duas toalhas grandes, uma seca e outra que você deve molhar e depois torcer (ou passar rapidamente pelo ciclo de centrifugação da máquina de lavar) para que não fique encharcada. A toalha seca é colocada na cama como se fosse uma colcha, e com a toalha úmida você se cobre. Enquanto a umidade estiver evaporando, a sua sensação térmica será melhor do que a do ambiente. Quando ela secar, é só remover, mas aí você já terá conseguido o mais difícil, que é fazer o sono surgir numa noite quente demais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s